JULHO 2019
Edição 3

ABRACORP realiza três encontros de comitês

Abracorp em Ação

A imprensa repercutiu, em âmbito nacional, os três eventos organizados nas últimas semanas pela coordenadoria dos comitês da Abracorp. “Os Comitês Temáticos, previstos e estabelecidos no Planejamento Estratégico da Abracorp, propiciam interatividade entre as associadas, lidam com desafios comuns e geram avanços relevantes, com discernimento e maturidade crescentes.

Confira temas abordados e a sinopse das principais ações executadas e programadas por cada um dos Comitês.

Comitê de Desenvolvimento Humano

Na pauta, dinâmica de grupo e apresentação de conteúdos voltados para a inclusão de pessoas com necessidades especiais, notadamente nas empresas de agenciamento de viagens. Entre os destaques do encontro, a apresentação da Ong Nurap (Núcleo de Aprendizagem Profissional), que trouxe conteúdo sobre "A Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho". A abordagem incluiu o aspecto legal da obrigatoriedade de as empresas empregarem pessoas nessa condição, de acordo com o número de funcionários do seu quadro.

Embora a exigência legal incida apenas para as companhias com mais de 100 funcionários, a apresentação despertou interesse e sensibilizou os membros do Comitê para incentivar a inclusão desse perfil de trabalhador, mesmo que a agência não atinja o limite estabelecido por lei. Verificou-se, entre os participantes do encontro, que a mentalidade inclusiva, além do caráter humanitário e de cidadania, fortalece a imagem da organização perante a sociedade e o próprio mercado.

Na oportunidade, os participantes do encontro também debateram sobre os três pilares da qualificação profissional, definidos para a contínua valorização dos serviços prestados pelas TMCs, a partir da apresentação do Projeto IHC (Inovação Habilidade e Competência) Abracorp.

Comitê de Tecnologia

O encontro dos gestores de tecnologia das TMCs associadas ratificou a importância do Business Intelligence da entidade (BI Abracorp – Inteligência de Dados), que disponibiliza uma série de informações atualizadas mensalmente ao mercado. Em constante busca por soluções que gerem sinergias e atendam as necessidades de TI comuns aos associados, os participantes avaliaram o atual estágio da indústria de serviços no que tange à segurança da informação.

Lívia Soares, diretora da Emailage Brasil, especializada em soluções globais de combate à fraude; e o consultor Leandro Garcia, precursor da prevenção à fraude nas companhias aéreas nacionais e fundador da consultoria 4xon, atualizaram os participantes sobre Security Standards Council (PCI). Também falaram sobre as portas de entrada às fraudes; os tipos de golpe praticados e destacaram a urgência na adoção de medidas, em razão da vigência iminente (agosto 2020) da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Aproximação com OBT´s

Tiago Quintanilha (Reserve), Rafael Figueiredo (WTS), André Wilson (Lemontech), Rafael Vieira (Wooba) e Alexandre Arruda (Argo Solutions), representantes dos Online Booking Tool (OBT´s), também estiveram presentes ao debate sobre “O cenário da tecnologia no setor”, conduzido por Gervasio Tanabe e Daiana Moreira, respectivamente, diretor executivo e coordenadora dos comitês Abracorp.

As questões apresentadas: “Quem deve ser PCI compliant? ”; “O que muda na vida da TMC com a regulamentação LGPD?”; “Como estão as integrações com serviços auxiliares dos fornecedores (aéreos, hotelaria, locação)?” e “A conciliação terrestre tem uma solução automatizada?” foram respondidas com objetividade e ajudaram a esclarecer atribuições distintas e complementares dos clientes, TMC´s e OBT´s.

“Abracorp em sinergia com os OBT´s conclui este encontro com uma lição de casa: criar um grupo de trabalho para discutir padronização de processos”, complementa Daiana Moreira.

Comitê MICE

O encontro protagonizado pelo Comitê MICE, da Abracorp, discutiu as boas práticas para o setor de eventos. O debate teve por foco três pilares: Processos Concorrenciais; Relacionamento com Fornecedores e as Práticas de Mercado. O debate inicial focalizou o tema “O cenário de eventos”. Contou a participação de Eduardo Murad, da Alagev; de Thiago Varalli, do Club Med (anfitrião); e de Adriana Dias, da Gol (apoio com aéreo para os associados sediados fora de São Paulo).

Para Eduardo Murad, da Alagev, “um dos desafios da área de eventos está na descentralização dentro das empresas. Muitas vezes, as iniciativas estão desconectadas com o corporativo e isso despontencializa o aproveitamento dos eventos enquanto ferramenta de gestão e marketing das organizações”. O executivo defendeu o alinhamento interno, entre as áreas operacionais e decisoras (gestão e marketing) na concepção dos eventos.

Thiago Varalli, do Club Med, manifestou a crença de que “o segmento MICE ainda tem muito a se desenvolver no Brasil, seja na profissionalização, na formação dos nossos gestores de viagens e do relacionamento com a hotelaria. Hoje, podemos dizer que cerca de 40% do faturamento dos resorts do país vêm da área de eventos”.

A questão do SLA (Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço) muito apertado foi colocada como um complicador para a atuação estratégica do gestor, que acaba se limitando aos aspectos operacionais.

No segundo momento do encontro, foi criada uma dinâmica com os gestores de eventos. Por meio de uma análise SWOT, foram levantados dados do cenário de eventos, a partir dos pilares do Processo Concorrencial; Relacionamento com Fornecedores e Melhores Práticas.

Através dessas informações, a Abracorp preparara rico material didático com recomendações de melhores práticas para o setor. Esse material estará disponível no site da entidade, juntamente com orientações sobre RFI e RFP para o setor.