TERMINOLOGIA

  • ATP

    Tradução

    Tarifa média

    Significado

    Valor atrelado ao bilhete aéreo emitido. Preço ou tarifa aérea sem taxas.

    Quando é utilizado

    Geralmente utilizado para obter-se indicadores médios de valor por bilhete. Ex: ATP Médio por Rota, ou por Centro de Custos.

  • CUSTO DIRETO

    Significado

    Custos que estão diretamente ligados aos recursos diretos que irão prestar os serviços na operação do contrato.

    Quando é utilizado

    Utilizados para definir os recursos diretos como: Folha Pessoal (Consultores, Líderes e outros colaboradores), Telefonia, Workstation de Trabalho e Impostos.

  • CUSTO INDIRETO

    Significado

    Custos que estão indiretamente ligados aos recursos que irão apoiar na prestação de serviços na operação do contrato. São linhas de custos que tem a sua produção divididas com outros clientes ou departamentos e devem ter os valores rateados em um processo de precificação.

    Quando é utilizado

    Utilizados para definir os recursos indiretos como: Aluguel, Condomínio, Folha de Pessoal (Diretoria, RH ou outros colaboradores que não trabalham exclusivamente para o contrato.)

  • CUSTO FIXO

    Significado

    São as linhas de Custos que são garantidos e fixos, ou seja, todos os meses estão dentro do orçamento da empresa e tem seus valores inalterados por um determinado tempo ou corrigidos de tempos em tempos. Ex: Aluguel e Condomínio, taxas de contratos anuais de terceiros.

    Quando é utilizado

    Utilizados para aplicar um conceitos de alocação de custos que são fixos e que impactam no custo dos serviços que serão prestados ao clientes, sejam eles diretos e ou indiretos ao contrato do cliente.

  • CUSTOS VARIÁVEIS

    Significado

    São as linhas de Custos que são variáveis, ou seja, todos os meses estão dentro do orçamento da empresa, porém tem seus valores alterados mensalmente dependendo de vários fatores como utilização, correção, compras, etc. Ex:Telefonia, Impostos, Compras de material, serviços de entrega, etc.

    Quando é utilizado

    Utilizados para aplicar um conceito de alocação de custos que são variáveis e que impactam no custo dos serviços que serão prestados ao clientes, sejam eles diretos e ou indiretos ao contrato do cliente.

  • DESPESAS OPERACIONAIS

    Significado

    Por Viagens Corporativa se define pelo que venham a ser quaisquer viagens individuais ou em grupos, que são feitas com certa periodicidade que podem ter como público alvo os colaboradores diretos ou indiretos dentro de uma organização e, cujo pagador seja, sempre uma entidade jurídica. A indústria do turismo corporativo entende que as viagens corporativas são aquelas pagas ou que tem os recursos oriundos por um CNPJ, tendo seus contratos na condição B2B, ou seja, Empresas com Empresas. A Gestão de Viagens Corporativas se dá na sistemática que as Empresas aplicam para gerir todas as demandas e situações, sejam elas comerciais, operacionais, financeiras ou tributárias. A cada ano a complexidade desta Gestão aumenta em função da própria necessidade em que as Empresas tem de gerir os seus negócios. Atualmente o orçamento de Viagens Corporativas dentro das organizações ocupa um dos maiores budgets (orçamentos) e deve ser administrada de forma assertiva e eficiente.

    Quando é utilizado

    Não existem um momento específico ou pré-determinado para que as Empresas iniciem um modelo de Gestão de Viagens Corporativas, até porque sejam elas grandes ou pequenas, cada uma tem a sua metodologia e governança bem como políticas e procedimentos. O que se percebe no mercado é que a medida em que as Viagens começam a aumentar a complexidade e o orçamento se inicia um processo mais assertivo e profissionalizado de Gestão para as Viagens Corporativas.

  • MANAGMENT FEE

    Tradução

    Taxa por Gestão

    Significado

    Forma de remuneração ao TMC, onde a composição dos cutos é realizada com base em todos os custos fixos e variáveis, diretos e indiretos, bem como a alocação de uma taxa de gerenciamento paga à Agência/TMC.

    Quando é utilizado

    Utilizado em contratos em que o cliente e a TMC decidem ter um modelo mais abrangente e estruturado. O valor final mensal destes contratos são variáveis, em função dos custos alocados mensalmente, bem como da taxa de gerenciamento que é calculado através de um percentual sobre as vendas mensais do Cliente.

  • MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO

    Significado

    Margem de Contribuição trata-se da lucratividade que a agência obtém, considerando todos os custos diretos e indiretos, fixos e variáveis.

    Quando é utilizado

    Geralmente é utilizado para avaliar-se o retorno final de cada contrato. A Margem de Contribuição dos contratos é um indicador dos mais importantes para a gestão de qualquer empresa. É extremamente importante que este indicador seja utilizado de forma sistemática e regular e que possa apoiar nas decisões estratégicas e táticas das organizações.

  • MIXED FEE

    Tradução

    Taxa mista

    Significado

    Sistema de Remuneração onde o cliente é responsável pela receita do Agente/TMC. Neste modelo, o custo final é a soma de todos os custos fixos e variáveis, diretos e indiretos, bem a alocação de uma taxa de gerenciamento que trata-se da lucratividade da Agência/TMC. A especificidade deste modelo é que o valor final dos custos + taxa de gerenciamento são separadas e apresentadas fazendo um mix entre os modelos, onde se pode ter dois modelos de Fee conjuntos para atender a operação e a demanda do contrato.

    Quando é utilizado

    Este modelo pode ser utilizado em contratos onde se pretende ter maior assertividade na precificação durante todo o andamento do contrato. Este modelo não requeer muitas mudanças e revisões de conceitos durante o contrato como alguns outros como o Flat FEE por exemplo. Numa visão financeira é um modelo bem assertivo e justo para ambos, Cliente e TMC.

  • OBT - ONLINE BOOKING TOOLS

    Tradução

    Sistemas de Reservas On-line

    Significado

    Ferramentas corporativas que permitem aos solicitantes de viagens realizarem as suas próprias reservas através de um sistema que tem acesso on-line e on-time aos portais das cias aéreas e aos GDS (Sistemas Globais de Distribuição), propiciando ao cliente (usuário) ampla gestão de seus pedidos e orçamentos de viagens. Como o próprio nome diz, o OBT é um conjunto de ferramentas de viagens, em ambiente online.

    Quando é utilizado

    O sistema de OBT é utilizado pelas empresas, nos processos de pré e pós compra de serviços de viagens. O processo gerencia níveis de atuação, desde o gestor senior ao usuário (viajante própriamente dito). Sistemas mais complexos gerenciam o cumprimento das políticas de viagens, em relação ao seu cumprimento e aderência. O usuários podem ser gestores e usuários da própria empresa como também as próprias TMC´s.

  • RFI - REQUEST FOR INFORMATION

    Tradução

    Pedido de Informações

    Significado

    A RFI é utilizada em todos os processos prévios de concorrência de compra de serviços e/ou bens. Ela contempla uma séria de informações prévias que o Cliente (solicitante). solicita ao potencial fornecedor, visando avaliar o padrão em que se encontro esse fornecedor, dentro de critérios e inicadores de performance considerados pelo cliente. A RFI é utilizada, também, para que o fornecedor solicite ao potencial cliente, dados para a construção de propostas de venda de seriços e bens.

    Quando é utilizado

    Nos processos em que a empresa decide pela contratação de serviços ou a compra de bens.

  • RFP - REQUEST FOR PROPOSAL

    Tradução

    Pedido de Proposta

    Significado

    A RFP é a parte negocial do processo de contratação de serviços ou compras de bens. Ela contempla o processo onde o contratante apresenta ao potencial fornecedor, todas as informações possíveis sobre o serviço ou bem a ser comprados para que o fornecedor possa preparar uma oferta de preços. Quanto mais abrangente e detalhadas forem as informações, melhores serão as propostas apresentadas pelo fornecedor. A clareza de informações é crucial para uma boa proposta de trabalho, para ambos os lados, contratante e fornecedor.

    Quando é utilizado

    Nos processos de contratação do fornecedor, após a finalização dos processos de RFI.

  • SELF BOOKING

    Tradução

    Reserva realizada pelo próprio viajante ou solicitante

    Significado

    O self booking é o processo pelo qual o cliente (ou o TMC) se utiliza para processar as solicitações de viagens. Ele faz parte do conjunto de ferramentas do OBT e se traduz pelo processamento das reservas de viagens pelo próprio usuário.

    Quando é utilizado

    O próprio usuário (colaborador da empresa e/ou viajante) são os usuários do sistema de Self booking.

  • SUCCESS FEE

    Tradução

    Taxa por Sucesso

    Significado

    Sistema de remuneração lastreado na condução e execução do contrato através de premissas onde a TMC oferta reduções ou otimizações de custos e receitas para os Clientes. Modelo lastreado na condição de Sucesso e na conquista de indicadores acordados previamente entre o Cliente e a TMC. A maioria dos contratos prevê uma compsição de custos baseada em duas fases, sendo a primeira com base nos custos diretos e indiretos a ser recebida mensalmente e a segunda, que tem como base a taxa de gerenciamento da TMC, a ser recebida apenas se a mesma atingir os indicadores atrelados ao Sucesso, ou seja o Sucess Fee.

    Quando é utilizado

    Este contrato não é um dos mais utilizados no Brasil. Existem vários formatos atualmente aplicados que podem gerar cláusulas ou acordos de sucesso em pontos específicos ou pontuais dos contrato, como serviços de otimização pontuais de receitas perdidas (saving lost) por exemplo.

Patrocinadores