Março / 2024



Recentemente, American Airlines tem enviado comunicações aos seus clientes incentivando a compra direta através de seu site, destacando supostas vantagens, como a facilidade de gerenciar a viagem online e receber créditos de viagem por voos cancelados. No entanto, é crucial examinar essas alegações de perto, pois elas representam apenas uma parte da equação e, muitas vezes, não refletem a realidade da experiência do passageiro, além de trazer danos à governança das empresas, que, no final do dia, são as investidoras das viagens corporativas.

Afirmar que comprar diretamente da American Airlines proporciona a melhor experiência de viagem é uma simplificação perigosa. A verdadeira excelência na experiência de viagem vai além da conveniência do gerenciamento online que os canais indiretos também podem oferecer. Envolve principalmente a liberdade de comparar preços e opções entre várias companhias aéreas, sem viés. Significa ter acesso a um suporte atencioso e humano durante todo o processo de compra e, mais importante ainda, ter a garantia de assistência eficiente em caso de imprevistos durante a viagem.

Ao enfrentar um voo cancelado pela própria American Airlines e tentar resolver a situação no aeroporto, muitos passageiros são confrontados com a dura realidade de uma experiência longe de ser agradável.

A promessa de créditos automáticos na conta do passageiro não é suficiente quando o que se deseja é simplesmente chegar ao destino conforme planejado. O que os passageiros realmente precisam são soluções imediatas e eficazes, como serem acomodados em um próximo voo da própria companhia ou de outra operadora, que a American não fará.

A liberdade de escolha é fundamental. Enquanto a American Airlines pode optar por uma estratégia de venda direta, nós, agentes de viagens intermediários, temos o dever de informar aos viajantes que comprar diretamente não garante a melhor experiência, preço ou serviço. Existem inúmeras opções de voos e companhias aéreas para os Estados Unidos, muitas das quais oferecem serviços equivalentes ou superiores aos da American Airlines, com índices de pontualidade e cancelamento comprovadamente melhores, além de um custo-benefício – – igualmente competitivo ou até melhor.

No fim das contas, a decisão cabe ao viajante e à empresa que adquire os bilhetes. No entanto, é nosso papel destacar que, para uma experiência de viagem verdadeiramente excepcional, é essencial considerar todas as opções disponíveis, em vez de se limitar à compra direta. Afinal, a melhor escolha é aquela que atende às necessidades individuais e corporativas de cada passageiro, com a garantia do excelente serviço.

Patrocinadores