Fevereiro / 2024



Representantes de mais de vinte setores que atuam no mercado de turismo e eventos se reuniram no último dia 7 para realizar um manifesto pela manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) e contra a reoneração da folha de pagamentos das empresas. Uma Medida Provisória do final do ano passado, a 1.202, reonera a folha de pagamentos de diversos segmentos da economia. A mesma MP acaba com o Perse, essencial para o turismo brasileiro.

 

A MP concentra um conjunto ações com o objetivo de promover o aumento de tributação. “Se for adiante, essa medida causará um estrago ao setor de turismo, principalmente em relação a contratação, que reduziu em mais de 50% a mão de obra nos anos de 2020 e 2021”, avalia Humberto Machado, diretor executivo da Abracorp.

 

Segundo ele, os números levantados pela entidade no ano passado mostram que o total de transações em eventos corporativos em 2023 encolheu 32% quando comparado a 2019, antes da pandemia, e o fim do Perse trará ainda mais prejuízos ao segmento.

 

A iniciativa tem o apoio da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Produção Cultural e Entretenimento; a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (Frentur); a Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo (FPE); a Frente Parlamentar Mista da Hotelaria Brasileira; e a Frente Parlamentar em Defesa do Comércio e Serviços (FCS). As entidades publicaram  um manifesto a favor do Perse, que conta com apoio de 150 parlamentares, entre deputados federais e senadores.

 

O manifesto das entidades mostram a importância do setor de eventos para o País:

 

  • Dados do IBGE e do Ministério da Previdência e do Trabalho que mostram que os setores de eventos culturais, entretenimento e turismo emergiram como os maiores geradores de empregos do Brasil em 2023. No saldo acumulado entre janeiro e outubro deste ano, houve um crescimento de 46,6% nos empregos, muito superior a outras categorias, como a agropecuária e a construção civil, por exemplo, que registraram decréscimo de 9,1% e 12,4%, respectivamente.

 

  • Em outubro do ano passado, os turistas estrangeiros injetaram na economia brasileira US$ 650 milhões. O valor corresponde a R$ 3,19 bilhões. Outubro foi o melhor mês para o setor nos últimos 10 anos. Apenas naquele mês, o turismo foi responsável pela criação de 20,7 mil postos de trabalho com carteira assinada, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do IBGE.

 

 

  • No acumulado do ano, já são mais de 150 mil novas vagas de emprego. Quatro em cada 10 empregos gerados no ano vieram dos setores de turismo e eventos, consolidando esses segmentos como os maiores geradores de empregos do país.

 

 

A Abracorp manifesta seu apoio à manutenção do programa, tendo em vista sua relevância para o desenvolvimento do turismo nacional.

Patrocinadores