Virtual card number: mais segurança nas compras com cartão de crédito

Fevereiro / 2022



 

É inegável que a pandemia acelerou a digitalização dos negócios, impactando diretamente na preferência da forma de pagamento dos clientes. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), compras remotas com cartão de crédito no primeiro semestre de 2021 subiram 34,2% em comparação ao mesmo período de 2020. No setor de viagens corporativas, uma solução que vem ganhando atenção é o VCN (virtual card number). A tecnologia gera um número de cartão diferente para cada compra. A principal vantagem é a segurança para as transações e proteção dos dados, evitando roubos e fraudes.  

 

O Banco Bradesco Cartões, parceiro da Abracorp, pioneiro no desenvolvimento de soluções de pagamento para viagens corporativas,  fornece o produto BTB – Business Travel Bradesco para gastos terrestres (hotel, locação, eventos, entre outros) com geração de cartões VCNs (virtual card number) integrados a diversos sistemas OBT’s, proporcionado conciliação automática, controle e eficácia contábil, além dos já conhecidos benefícios de seguros de viagem específicos, maior prazo e  redução de custo administrativo envolvendo processamento de diversos pagamentos a fornecedores.

 

Manoel Tomaz Vale, Gerente de Relacionamento Mercado Viagens e Eventos Corporativos do Bradesco Cartões, afirma que no Brasil, o mercado de viagens corporativas e eventos, principalmente as TMCs, não suportam mais o financiamento relativo à intermediação de faturamento. Ele complementa que “com a evolução das soluções de cartões corporativos físicos e virtuais, as empresas clientes têm benefícios, as TMCs e os fornecedores primários, menos custos e riscos. Todos ganham”.



 

Outro parceiro Abracorp, o  B2B Reservas, tem acompanhado de perto essa mudança. Antes de 2020, 55% dos clientes da empresa pagavam as hospedagens com VCN. Hoje, esse número é de 75%. Mais de 300 grupos empresariais utilizam o B2B Pay, plataforma multi-bancos e multi-bandeiras que permite gerenciar e emitir os cartões virtuais, automatizando a conciliação das despesas com hospedagens  de hotéis, passagens áreas e locações. 

 

Para Marcos Fernando Gay, CEO da B2B Reservas, o VCN é um divisor de águas quando o assunto é pagamento de viagens corporativas. É uma solução que permitiu a automação, de forma segura e rastreável, do processo de pagamento e a conciliação das despesas. Ele destaca que “a B2B Reservas tem orgulho de ser a primeira empresa brasileira a desenvolver essa solução em parceria com os principais bancos do país e a Mastercard. Hoje, o B2B P@Y é utilizado por mais de 300 grupos empresariais dos mais diversos setores da economia, o que demonstra sua flexibilidade e aderência às mais diversas políticas de viagens corporativas.”

 

Patrocinadores