BI Abracorp aponta recuperação no 1º trimestre de 2023

Maio / 2023



O 1º trimestre de 2023 apontou uma contundente recuperação quando comparado ao mesmo período de 2019. Esse faturamento foi puxado pelo desempenho do mês de março, que apresentou o melhor volume de vendas de toda a história da Abracorp. Este é o resultado do nosso BI, que analisa 11 setores de atividades.

 

Chama a atenção a performance do segmento aéreo doméstico, que em março/23, ainda que não tenha se recuperado totalmente, está bem próximo (abaixo 12%) de 2019, tem crescente melhora em relação ao 1º. Bimestre 2023.

 

 

Eventos

 

Outro setor que mostra nítida recuperação é o de eventos corporativos, sejam convenções de vendas (pequenos, médios e grandes), feiras ou congressos. Segundo a Sympla, aplicativo de gestão de eventos, o setor cresceu 30% quando comparado ao mesmo período de 2019. Segundo a Incentive Research Foundation – IRF, os gestores de eventos nos Estados Unidos acreditam num crescimento de 48% em 2023 em viagens de incentivo em relação a 19. Prova maior da recuperação do setor de eventos é a demanda hoteleira, com níveis de 8% acima de 2019 em room nights.

 

Assim, aviação, hotelaria, locação, enfim, todos os setores tem apresentado uma demanda crescente, o que nos faz crer que teremos um 2023 favorável ao setor de viagens corporativas.

 

Ponte aérea

 

Na aviação, segundo dados da ANAC, a ponte aérea apresentou em março/23, uma queda de demanda na ordem de 20% nos voos das operadoras da rota, com um aproveitamento de 64,8%, mostrando uma tendência de utilização menor dos voos de curta duração, o que contribuiu para o crescimento de outros modais, como locação de veículos (+87%) e transporte rodoviário (+406%), comparando-se com o mesmo período de 2019.

 

Sabemos que a ponte aérea é o maior termômetro de medição do setor aéreo corporativo e esses números nos dão alguns sinais de que a recuperação está em curso.  Outro indicador está em outros modais e na performance das redes hoteleiras. Os preços estão mais altos, mas é fato que tudo subiu em 2023. 

 

 

Patrocinadores