Inovação: Abracorp implanta Sistema de Gestão de Segurança da Informação

Na esteira de inovação, a Abracorp está implantando, em parceria com suas associadas, o Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI), a ISO/IEC 27001. O objetivo é melhorar continuamente os processos tecnológicos e atuar nas boas práticas para garantir a segurança da informação das partes interessadas, se adequando às exigências da LGPD.

A ISO/IEC 27001, extensão da ISO 27701 de 2019, é uma norma internacional de gestão de segurança da informação. Ela descreve como colocar em prática o sistema de gestão avaliado e certificado de forma independente. Com a nova norma, que atende aos requisitos da legislação LGPD, as TMCs poderão atestar aos clientes e fornecedores que segurança é fundamental nas transações de viagens realizadas nos sistemas das agências Abracorp.

Para saber como está sendo o processo para os associados, conversamos com Luiz Mauricio Freitas Castro, 42 anos, Gerente, Administrador Financeiro e RH da RioTravel , associada Abracorp : “O processo de implantação tem sido bem trabalhoso em função da minúcia e detalhes que uma certificação ISO exige; no entanto, com o apoio da consultoria e com o planejamento bem organizado estamos progredindo de forma satisfatória.”, explica.

Castro afirma que ela traz a segurança necessária para uma relação comercial produtiva e satisfatória para todos os envolvidos, além de dar credibilidade à marca e impulsionar novos negócios. “Ter a certificação nos traz uma vantagem competitiva, confiança para os clientes, segurança para os fornecedores e integridade na relação para os parceiros”, complementa Luiz Mauricio.

Durante o período da pandemia, a RioTravel também investiu em inovações tecnológicas, como o novo sistema de telefonia da rede privada com chamadas telefônicas a partir de um protocolo online. A empresa ainda instalou um novo antivírus com tecnologia inteligente que monitora e classifica toda atividade, detectando e prevenindo ataques. “Também aumentamos o investimento no nível de proteção do nosso Firewall, que oferece dispositivos de segurança mais abrangentes contra violação e perda de dados”, complementa Castro.

Daniela Serrano, Gerente do Departamento de Recursos Humanos (RH) da Kontik Viagens, outra TMC associada da Abracorp, destacou os desafios da área de tecnologia para garantir o sucesso da Certificação, mas notou também, no decorrer do processo, “o quanto a empresa, colaboradores e, principalmente, nossos clientes irão se beneficiar, o que nos traz uma grande satisfação.”.

Serrano ainda enfatiza: “Temos a conscientização e comunicação do sistema para toda a empresa, o que garante que desde a alta direção até os contratados dos fornecedores conheçam e colaborem para o sucesso do sistema de gestão na empresa”.

Para estar sempre em sintonia com a Abracorp e suas atualizações, não deixem de acompanhar nossas redes sociais e, em caso de dúvidas, acesse o nosso canal de atendimento: www.abracorp.org.br/contato

Patrocinadores